• Universidade de Coimbra
    By Elisardojm (Own work) [CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons
  • Jardim Botânico
  • Fado de Coimbra
    By Feliciano Guimarães (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/)
  • Santa Clara-a-Velha
  • Quinta das Lágrimas
    By Carlos Luis M C da Cruz (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
  • Paço das Escolas UC
    By Inês Saraiva [Creative Commons - https://www.flickr.com/photos/inessaraiva/]
  • Jardim Botânico
  • Rio Mondego
Voltar às Casas do Arco

Coimbra

Sobre Coimbra

Coimbra respira história através dos seus jardins e monumentos. Pelo interior das antigas muralhas passaram romanos, muçulmanos e dinastias de reis, cujas conquistas ainda marcam a cidade. Em 2013 parte do centro histórico e Universidade entram para a restrita lista da UNESCO como Património Mundial da Humanidade. A arquitectura, história e cultura da cidade viram o seu valor reconhecidos internacionalmente.

O romance de D. Pedro e D. Inês de Castro permaneceu no tempo como uma das mais belas histórias de amor, cujo símbolo, a Fonte dos Amores, pode ser visitada na Quinta das Lágrimas.  No séc. XIX, a cidade começou a sua expansão fora do casco muralhado, sendo hoje uma das mais importantes metrópoles do país, referência de qualidade nas áreas do ensino e da saúde.

Com perto de 150.000 habitantes, é o maior núcleo urbano da zona centro. Casa da maior e mais antiga associação académica do país, Coimbra atrai jovens de todos os cantos de Portugal e do mundo, expandindo o famoso espírito estudantil além fronteiras.

A 4 de Julho celebra-se o feriado em honra da Rainha Santa Isabel, padroeira da cidade e protagonista da famosa lenda do Milagre das Rosas, outra das lendas históricas a descobrir. Diz a canção que Coimbra tem mais encanto na hora da despedida, talvez pelas vivências que ficam para sempre, relembradas ao som de uma guitarra portuguesa...

Ligações úteis

Sugestões

Mas Coimbra tem muito mais para oferecer: com uma localização previligiada no centro de Portugal afirma-se como um local de excelência para explorar as maravilhas da região. Da floresta do Buçaco com o seu magnífico Palace aos roteiros vínicos e gastronómicos da Bairrada, passando pelas encantadoras prais do litoral. A pouco mais de uma hora de caminho poderá visitar as aldeias de xisto, conjuntos de casas feitas inteiramente da pedra local, o que lhes confere uma beleza ímpar. Entre as aldeias, podemos encontrar praias fluviais deslumbrantes, de água fresca e límpida enquadradas por belos espaços envolventes.

Dentro da cidade, o melhor mesmo é perder-se pelas ruas e ruelas do centro histórico, com paragem pelos muitos restaurantes típicos.

Para quem traz crianças, é obrigatória uma visita ao Portugal dos Pequenitos, um jardim temático onde podem ser apreciadas miniaturas, à escala, de monumentos de Portugal. Mesmo ao lado, o Parque Verde do Mondego convida a longos passeios junto ao rio ou dentro dele, se preferir alugar uma das canoas ou gaivotas disponíveis. Aos fins de semana e feriados a Câmara Municipal disponibiliza bicicletas e é possível alugar karts a pedais.

Reserve tempo para ouvir o inigualável Fado de Coimbra, dar um passeio pelo Jardim Botânico e visitar o Museu Nacional Machado de Castro. E se energia houver, aventure-se na vibrante vida noturna da cidade! Maio e Outubro acolhem as mais famosas festas universitárias do país: a Queima das Fitas e a Latada. São 7 dias de pura diversão ao estilo académico ao som de artistas consagrados nacional e internacionalmente!

O que nós gostamos mesmo

Passear no Jardim Botânico
Um museu vivo, com espécies de vários cantos do mundo, que ocupa uma área de 13 ha no coração de Coimbra, junto à Universidade. Cada estação do ano empresta ao jardim uma beleza única, que pode ser apreciada em longos passeios. Existem visitas temáticas e um parque de arborismo (Sky Garden) para quem quer ver o jardim do cimo das árvores.  

Café e Scones na Livraria Almedina
São 500 m2 de cultura bem no centro de Coimbra. Esta livraria, situada no Estádio Cidade de Coimbra, oferece uma vastíssima seleção de obras literárias de todos os géneros e conta com um espaço de cafetaria com esplanada. 

Tapas no Fangas Mercearia Bar
Bem resguardado na que é a antiga Rua das Fangas, este bar de tapas oferece uma cuidada seleção de vinhos e petiscos, numa sala pequena mas muito acolhedora. O ambiente honra o seu passado enquanto mercearia e das estantes podemos escolher latinhas de deliciosas conservas para levar ou saborear no local. A oferta de tapas é variada, para saborear sem pressas.